Skip to main content

Antes de mais nada, Marketing 5.0 é o título do mais novo livro de Philip Kotler, ainda sendo traduzido para o português, lançado em Abril de 2021. O subtítulo do livro é “technology for humanity” –  em tradução livre: tecnologia para a humanidade.

Não sei se você já leu, mas o livro que antecede esse, o Marketing 4.0 já falava sobre a importância do digital. Como esse canal se tornou imprescindível para a vida e para os negócios.

Apesar da presença digital ser importante, simplesmente “estar” não diz muita coisa. Você pode estar em pé no meio da multidão e nem ser notado(a). É assim que funciona no âmbito digital também: ser simplesmente um site, uma página de Facebook ou Instagram não vai fazer muita coisa por você ou pelo seu negócio. Não basta ser ou estar: tem que aparecer. Mas como?

Basta fazer um anúncio, certo? Errado. Você investirá para passar na frente das pessoas, o que chamamos de impressão, mas nada vai acontecer. Você vai mesmo causar uma BOA impressão?

Mas o que isso tudo tem a ver com Marketing 5.0? Eu vou explicar para você. No livro, Kotler cita os fatores que fazem toda a diferença em negócios que de fato obtêm resultado através do cenário digital.

São eles:

Marketing baseado em dados: (data-driven marketing) é a atividade de coletar e analisar informações de várias fontes internas e externas, bem como construir um ecossistema de dados para conduzir e otimizar as decisões. Esta é a primeira disciplina do marketing 5.0: cada escolha deve ser tomada com dados suficientes para garantir decisões certeiras.

Marketing preditivo: (predictive marketing) é o processo de construção e uso de análises preditivas para prever os resultados das atividades de marketing antes do lançamento. Essa primeira aplicação permite que as empresas visualizem como o mercado responderá. Esse resultado é fruto da triangulação entre a análise das ações já realizadas, os dados obtidos e as circunstâncias de aplicação da estratégia.

Marketing contextual: (contextual marketing) é a atividade de identificar e criar perfis automatizados, bem como fornecer aos clientes interações personalizadas por meio da utilização de sensores e interfaces digitais no espaço físico. Para o marketing 5.0 essa é a espinha dorsal que permite aos profissionais de marketing realizar a comunicação individual em tempo real, dependendo do contexto do cliente.

No modelo de marketing contextual, há informações importantes sobre a relação com o consumidor, por exemplo, qual é o momento e meio certo de impactar um cliente. Com informações transparentes, os profissionais podem determinar o tipo de mensagem personalizada para o perfil de cada pessoa.

Nesse sentido, são considerados no marketing contextual os fatores de:

Gatilhos – informações de humor, hora do dia, momentos específicos ou atividade que ajuda a identificar a melhor hora para impactar o público com uma ação.

Respostas – A partir dos gatilhos mapeados, passa para a fase de planejamento da ação e os desdobramentos, aqui entra a importância de fazer testes com antecedência.

Marketing aumentado: (augmented marketing) é o uso da tecnologia para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing com ferramentas digitais que imitam humanos, como chatbots e assistentes virtuais. Este ponto se refere a como podemos melhorar o relacionamento entre os humanos, aproveitando a tecnologia. A adoção dessas ferramentas digitais vem para melhorar o relacionamento entre as pessoas, fornecer informações detalhadas, proporcionar novos canais de contato e cuidados para conectar as pessoas.

Marketing ágil: (agile marketing) – que se estrutura a partir das concepções de metodologia ágil – é a construção de equipes descentralizadas e multifuncionais para conceituar, projetar, desenvolver e validar produtos e campanhas de marketing. A agilidade organizacional para lidar com o mercado em constante mudança torna-se a segunda disciplina crítica que as empresas devem dominar.

De acordo com pesquisa da McKinsey, sobre equipes de marketing, há a tendência desses times serem cada vez mais constituídos por talentos interdisciplinares, de áreas que vão da comunicação à tecnologia, permitindo que pessoas com diferentes conjuntos de habilidades e experiências colaborem. Essas equipes também devem ser ágeis, multifuncionais, co-localizadas e relativamente autônomas, capazes de executar objetivos únicos e focados.

Mas veja bem: nenhuma empresa, nem grandes corporações, conseguem implementar isso tudo do dia para a noite e sem fazer uma grande mudança de cultura. Mas saber quais são os passos.. já é um grande passo.

Mas, por onde eu começo?

O primeiro ponto não é Marketing baseado em dados? A primeira coisa que você pode fazer é trabalhar sua comunicação no meio digital através de INTELIGÊNCIA e PERFORMANCE.

Mas como se faz isso? A inteligência é alinhar as ações no meio digital com os objetivos de negócio e a performance é usar os dados para buscar assertividade nas ações tomadas, desde a escolha do público, o objetivo da campanha, o valor do investimento, o período de vigor da campanha e o conteúdo do criativo.

Quando essas decisões são baseadas em dados, as chances de ter resultado são infinitamente maiores. Porque você não age de forma passiva, não conta com a sorte. Você planeja estrategicamente cada passo.

E o que a tecnologia tem a ver com isso? As plataformas digitais são tecnológicas. Existe toda uma lógica por trás de cada ação. Não é simplesmente “postar” e esperar. A não ser que o uso seja recreativo. Quando o uso é pessoal, as redes sociais funcionam como um diário, mas quando é usado para negócios, tem a mesma força que os grandes canais tradicionais de mídia em termos de alcance e engajamento.

 

Se você não sabe com quem e o que está falando, não vai ter resultado, mesmo que invista milhões. Ao usar o Marketing Contextual, citado acima, você consegue elaborar e refinar os perfis e falar a coisa certa para as pessoas certas. E através do Marketing preditivo você faz análises para medir os resultados. Afinal de contas, o que não pode ser medido, não pode ser gerido, certo?

Com o Marketing aumentado você amplia os pontos de contato com o seu consumidor e com o Marketing ágil, como o nome já diz, seus processos são mais eficientes e você investe melhor o seu tempo. Afinal de contas, “time is money, certo?

Como eu disse antes, nenhuma mudança se dá do dia para a noite. É quase impossível virar tantas chaves de uma vez só.

Por isso existem parceiros, empresas focadas em inteligência e performance para somar forças com os seus recursos humanos, técnicos e tecnológicos para que esse processo seja mais rápido e menos doloroso para sua estrutura interna.

A Agência MWK trabalha com inteligência e performance há anos e tem em sua carteira de clientes empresas como: Sinaf, Workplace by Facebook, Nike, Estácio, entre outros.

Se a sua empresa precisa passar para o nível 5.0, conte conosco!

Adriana Vale

Co-autora de um projeto de CRM internacional apresentado no Vale do Silício, Mestre em Gestão pela Hodges University, EUA. Mentora de start ups de aceleradoras consagradas no mercado global, professora de pós-graduaçao, estagiária do programa de planejamento estratégico da Escola Superior de Guerra do Rio de Janeiro, keynote speaker, business advisor e innovation officer para empresas de todos os portes.

Iniciar conversa
Fale agora com um especialista!
Olá! Como podemos lhe ajudar?