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Antes de mais nada, Marketing 5.0 é o título do mais novo livro de Philip Kotler, ainda sendo traduzido para o português, lançado em Abril de 2021. O subtítulo do livro é “technology for humanity” –  em tradução livre: tecnologia para a humanidade.

Não sei se você já leu, mas o livro que antecede esse, o Marketing 4.0 já falava sobre a importância do digital. Como esse canal se tornou imprescindível para a vida e para os negócios.

Apesar da presença digital ser importante, simplesmente “estar” não diz muita coisa. Você pode estar em pé no meio da multidão e nem ser notado(a). É assim que funciona no âmbito digital também: ser simplesmente um site, uma página de Facebook ou Instagram não vai fazer muita coisa por você ou pelo seu negócio. Não basta ser ou estar: tem que aparecer. Mas como?

Basta fazer um anúncio, certo? Errado. Você investirá para passar na frente das pessoas, o que chamamos de impressão, mas nada vai acontecer. Você vai mesmo causar uma BOA impressão?

Mas o que isso tudo tem a ver com Marketing 5.0? Eu vou explicar para você. No livro, Kotler cita os fatores que fazem toda a diferença em negócios que de fato obtêm resultado através do cenário digital.

São eles:

Marketing baseado em dados: (data-driven marketing) é a atividade de coletar e analisar informações de várias fontes internas e externas, bem como construir um ecossistema de dados para conduzir e otimizar as decisões. Esta é a primeira disciplina do marketing 5.0: cada escolha deve ser tomada com dados suficientes para garantir decisões certeiras.

Marketing preditivo: (predictive marketing) é o processo de construção e uso de análises preditivas para prever os resultados das atividades de marketing antes do lançamento. Essa primeira aplicação permite que as empresas visualizem como o mercado responderá. Esse resultado é fruto da triangulação entre a análise das ações já realizadas, os dados obtidos e as circunstâncias de aplicação da estratégia.

Marketing contextual: (contextual marketing) é a atividade de identificar e criar perfis automatizados, bem como fornecer aos clientes interações personalizadas por meio da utilização de sensores e interfaces digitais no espaço físico. Para o marketing 5.0 essa é a espinha dorsal que permite aos profissionais de marketing realizar a comunicação individual em tempo real, dependendo do contexto do cliente.

No modelo de marketing contextual, há informações importantes sobre a relação com o consumidor, por exemplo, qual é o momento e meio certo de impactar um cliente. Com informações transparentes, os profissionais podem determinar o tipo de mensagem personalizada para o perfil de cada pessoa.

Nesse sentido, são considerados no marketing contextual os fatores de:

Gatilhos – informações de humor, hora do dia, momentos específicos ou atividade que ajuda a identificar a melhor hora para impactar o público com uma ação.

Respostas – A partir dos gatilhos mapeados, passa para a fase de planejamento da ação e os desdobramentos, aqui entra a importância de fazer testes com antecedência.

Marketing aumentado: (augmented marketing) é o uso da tecnologia para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing com ferramentas digitais que imitam humanos, como chatbots e assistentes virtuais. Este ponto se refere a como podemos melhorar o relacionamento entre os humanos, aproveitando a tecnologia. A adoção dessas ferramentas digitais vem para melhorar o relacionamento entre as pessoas, fornecer informações detalhadas, proporcionar novos canais de contato e cuidados para conectar as pessoas.

Marketing ágil: (agile marketing) – que se estrutura a partir das concepções de metodologia ágil – é a construção de equipes descentralizadas e multifuncionais para conceituar, projetar, desenvolver e validar produtos e campanhas de marketing. A agilidade organizacional para lidar com o mercado em constante mudança torna-se a segunda disciplina crítica que as empresas devem dominar.

De acordo com pesquisa da McKinsey, sobre equipes de marketing, há a tendência desses times serem cada vez mais constituídos por talentos interdisciplinares, de áreas que vão da comunicação à tecnologia, permitindo que pessoas com diferentes conjuntos de habilidades e experiências colaborem. Essas equipes também devem ser ágeis, multifuncionais, co-localizadas e relativamente autônomas, capazes de executar objetivos únicos e focados.

Mas veja bem: nenhuma empresa, nem grandes corporações, conseguem implementar isso tudo do dia para a noite e sem fazer uma grande mudança de cultura. Mas saber quais são os passos.. já é um grande passo.

Mas, por onde eu começo?

O primeiro ponto não é Marketing baseado em dados? A primeira coisa que você pode fazer é trabalhar sua comunicação no meio digital através de INTELIGÊNCIA e PERFORMANCE.

Mas como se faz isso? A inteligência é alinhar as ações no meio digital com os objetivos de negócio e a performance é usar os dados para buscar assertividade nas ações tomadas, desde a escolha do público, o objetivo da campanha, o valor do investimento, o período de vigor da campanha e o conteúdo do criativo.

Quando essas decisões são baseadas em dados, as chances de ter resultado são infinitamente maiores. Porque você não age de forma passiva, não conta com a sorte. Você planeja estrategicamente cada passo.

E o que a tecnologia tem a ver com isso? As plataformas digitais são tecnológicas. Existe toda uma lógica por trás de cada ação. Não é simplesmente “postar” e esperar. A não ser que o uso seja recreativo. Quando o uso é pessoal, as redes sociais funcionam como um diário, mas quando é usado para negócios, tem a mesma força que os grandes canais tradicionais de mídia em termos de alcance e engajamento.

 

Se você não sabe com quem e o que está falando, não vai ter resultado, mesmo que invista milhões. Ao usar o Marketing Contextual, citado acima, você consegue elaborar e refinar os perfis e falar a coisa certa para as pessoas certas. E através do Marketing preditivo você faz análises para medir os resultados. Afinal de contas, o que não pode ser medido, não pode ser gerido, certo?

Com o Marketing aumentado você amplia os pontos de contato com o seu consumidor e com o Marketing ágil, como o nome já diz, seus processos são mais eficientes e você investe melhor o seu tempo. Afinal de contas, “time is money, certo?

Como eu disse antes, nenhuma mudança se dá do dia para a noite. É quase impossível virar tantas chaves de uma vez só.

Por isso existem parceiros, empresas focadas em inteligência e performance para somar forças com os seus recursos humanos, técnicos e tecnológicos para que esse processo seja mais rápido e menos doloroso para sua estrutura interna.

A Agência MWK trabalha com inteligência e performance há anos e tem em sua carteira de clientes empresas como: Sinaf, Workplace by Facebook, Nike, Estácio, entre outros.

Se a sua empresa precisa passar para o nível 5.0, conte conosco!

Youssef Abrahão

Especialista em Marketing Digital | CEO na Agência MWK | Estrategista de Negócios Digitais. Mais de + de 1500 consultorias e 5 mil alunos treinados.

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