Skip to main content

Você já deve saber que fazer marketing é a ação de persuadir as pessoas a comprar um produto ou serviço. Na prática, as empresas precisam convencer os clientes a fazer essa ação com ela, no lugar dos concorrentes. Mas será que só isso é suficiente em um mundo tão digital? Afinal, que caminho seguir com o investimento em Marketing? Onde investir?

Alguns números nos dão um indicativo para encontrar essas respostas. As restrições causadas pela pandemia foram o motivo de 24% dos entrevistados aderirem a essa modalidade.

Nesse cenário, será bastante comum que as empresas passem a levar o investimento em marketing mais a sério. É isso que vemos ao olhar como está o mercado. Mas como fazer esse investimento sem elevar os custos absurdamente em um primeiro momento?

Hoje nós já temos a certeza de que o marketing digital não é um custo. É um investimento no crescimento presente e futuro do seu negócio. Por isso você vai conferir aqui mais sobre o mercado, sempre com dados e pesquisas que comprovam a importância de investir no marketing digital olhando para tendências, quando e quanto precisa investir.

A tendência no investimento em marketing digital

Neste momento, as organizações que já investem em Marketing estão elevando o nível dos seus investimentos, enquanto que outras empresas que ainda não focam nessa área, ou até mesmo aquelas que estão surgindo agora, já começam de imediato a colocar recursos em comunicação e divulgação da marca. É a tendência e contexto atual.

Alguns números de crescimento mostram como e quanto o marketing digital tem ganhado investimentos dentro das empresas, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Aqui estão alguns pontos de dados para dar uma ideia de como será o cenário daqui para frente, principalmente falando do pós-pandemia:

75% dos consumidores experimentaram novos comportamentos de compra na pandemia (McKinsey);
27% dos consumidores vão gastar como antes do Covid-19 (KPMG).

Já que o digital passou a ser o único meio de continuar vendendo para muitas áreas, o investimento em marketing foi a saída para levar o público até os novos canais de venda. Aliado a isso, também há o cenário de aumento de importância dos dados e da tecnologia, itens em constante evolução.

Com relação aos dados, a evolução das regulamentações de privacidade de dados (como o caso da LGPD que entrou em vigor) tornará o trabalho ainda mais desafiador para os profissionais de marketing, para dizer o mínimo. Afinal, existem uma série de mudanças que precisaram ser feitas para que cada empresa ficasse em conformidade com as normas.

Agora falando de tecnologia: à medida que o marketing digital continua a moldar o cenário de marketing global, os profissionais de marketing precisam abrir mais espaço para novas ferramentas.

Cada uma dessas tendências ajudará você a reforçar os relatórios, fechar a lacuna entre marketing e vendas, comprovar o ROI e trazer o marketing para a linha de frente da sua organização.

Tudo isso é claro dependerá muito do comportamento da sua persona, por isso lembre-se de atualizar a sua, principalmente para esse ano de 2022, já que tantos novos comportamentos foram alterados ao longo do ano.

Segundo uma pesquisa realizada pela Semrush, existe uma estatística que aponta que há 53x mais chances de um vídeo aparecer nas primeiras posições de uma pesquisa do Google e assim, a taxa de cliques nos vídeos chega a ser 41% maior. Além disso, há 70% mais de chance de um potencial lead se lembrar da sua marca após assistir um vídeo.

Por que investir em marketing digital?

Existem 3 pilares principais que explicam por que devemos investir em marketing digital ao comparar com outras ações de marketing:

 

Redução de custos: é muito mais fácil conseguir atingir mais pessoas com os investimentos no digital quando comparamos com outros modelos de investimento em marketing;

Alcançar novos consumidores: seu público certamente está no digital e esse é o ambiente perfeito para expor sua marca para novos consumidores, que podem encontrar no que você oferece a solução para um ou mais problemas que enfrentam hoje. Somente no Brasil são mais de 152 milhões de usuários online, que ainda possuem uma média de 10h por dia navegando na internet, segundo dados;
Trabalhar com estratégias altamente mensuráveis: você prefere investir e saber exatamente o retorno que suas ações trouxeram ou só colocar dinheiro e esperar pra ver se alguma coisa acontece? O grande benefício do digital é poder acompanhar, em tempo real, qual o retorno que suas ações estão trazendo. As várias ferramentas de tão visão exata do retorno sobre investimento (ROI) em cada ação, o que gera muito mais previsibilidade e gestão aos negócios

Além disso, no Brasil, também há a expectativa de um ano melhor: segundo dados do Facebook IQ – Expectativas Econômicas para 2022, 78% estão otimistas do ponto de vista econômico, cenário bem diferente de 2020 (9%) e 2021 (19%).

Isso é mais um motivo para investir em marketing agora, já que o mercado está propenso a aceitar novas abordagens de vendas.

A melhor maneira de mergulhar na nova era digital é criar uma estratégia de marketing digital. Se você deseja ganhar destaque em qualquer mercado, sua empresa precisa de ações de marketing fortes, e é por isso que você deve investir na área em que seus clientes passam mais tempo.

Além dos pilares que já listamos, aqui estão mais 3 razões pelas quais sua empresa deve investir em uma sólida estratégia de marketing digital.

1. A internet continuará a se expandir

A revolução digital está ao nosso redor. Graças a empresas como o Google, a internet é hoje o primeiro ponto de pesquisa para a maioria dos consumidores.


Em média, 
gastamos mais de 10 horas por dia na internet, número que aumenta ano após ano porque no fim a internet é uma plataforma incrível para divulgar informações. Ele ofusca qualquer outra mídia e seu alcance continuará crescendo exponencialmente.

Assim, enquanto o marketing tradicional espera gerar alcance e visibilidade, a internet faz isso melhor. É mais persuasivo, muito mais eficaz e dá ao cliente controle total sobre sua experiência.

Por isso, essas novas realidades mundo têm exigido cada vez mais o investimento em marketing necessário para alavancar os resultados.

Os clientes em potencial podem avaliar produtos, revisar suas especificações e as opiniões de outras pessoas sobre esses produtos. A internet é claramente diferente de qualquer outra coisa se alguém quiser pesquisar informações sobre seu produto ou serviço.

2. você consegue falar com o público certo

A mídia de marketing tradicional tem um impacto consideravelmente limitado sobre os consumidores, principalmente porque os profissionais de marketing que usam meios tradicionais não conseguem segmentar o público com tanta eficácia quanto os profissionais de marketing digital.

Existem inúmeras ferramentas digitais que você pode usar para determinar seu público-alvo e persona ideais para que você possa se concentrar neles e obter ótimos resultados. Essas ferramentas analisam diversos fatores, como:

 

Localização geográfica;
Dados demográficos;
Interesses;
e muito mais.

Além disso, os algoritmos criados por plataformas digitais, como Google e Facebook, oferecem aos consumidores a melhor e mais personalizada experiência online. O melhor é que elas também fornecem uma plataforma que as marcas podem utilizar para direcionar campanhas de marketing digital para seu público perfeito, ou seja, aquele que possui mais chances de serem convertidas em vendas.

Ao permitir que os consumidores ditem seus interesses, as empresas podem evitar perturbar o público errado com publicidade que não é relevante para eles, prejudicando a reputação da marca e não fornecendo retorno sobre seu investimento em marketing!

3. Seu alcance é praticamente ilimitado

Com a internet disponível na maior parte do mundo, o céu é o limite em termos de sua capacidade de alcançar novos públicos. Hoje, existem mais de 1 bilhão de usuários ativos em diferentes redes sociais, e isso é uma grande oportunidade para expandir seus negócios!

Com uma abordagem estratégica para o marketing digital, seu potencial para atingir as massas e aumentar o reconhecimento da marca é simples e econômico. Inclusive, a “viralização” pode ser uma das maneiras mais eficazes de divulgar sua marca. Claro, para chegar a esse ponto, é necessário muito trabalho.

Você precisa:

  • Atualizar seu conteúdo regularmente;
  • Postar informações úteis e relevantes;
  • Fazer com que a experiência em cada contato com a sua marca valha a pena para o usuário.

Assim, se você conseguir capturar a atenção de um cliente e ele promover seu trabalho, poderá ampliar seu alcance e impactar muito mais clientes em potencial com o mínimo de esforço.

Investimento em marketing: como fazer?

Agora está na hora de falar sobre as várias estratégias que o marketing digital possibilita realizar. O detalhe é que vamos apresentar como fazer esse investimento nos itens mais relevantes para qualquer operação. Confira!

1- Priorize a estratégia de marketing de conteúdo

Praticamente todos os profissionais de marketing já estão criando conteúdo para seu público e, como tal, está ficando mais difícil se destacar na multidão. Os consumidores são expostos a centenas de anúncios todos os dias, o que significa que eles enfrentam a dúvida do que priorizar.

Para você ter uma ideia, segundo pesquisa do Semrush, no ano passado, mais de 84% das empresas já tinham uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida.

Nesse caso, o conteúdo precisará desacelerar e se tornar real, com mais autenticidade, mais personalização e mais intenção de ajudar do que qualquer outra coisa.

Além disso, as marcas também estão buscando ferramentas para construir experiências personalizadas à medida que elas passam a ser algo fundamental na estratégia de marketing.

Intimamente ligado à personalização está o mapeamento da jornada: as marcas precisam se concentrar em entender como os clientes fluem em sua jornada, incluindo consumo de conteúdo, compartilhamento em redes sociais, comportamento de compra e descobrir padrões para sugerir o próximo melhor passo para cada consumidor.

2- Foque no seu site

A pandemia colocou as experiências digitais em destaque. Enquanto estavam confinados ou trabalhando em casa, as pessoas dependiam muito da internet. De repente, o site de cada organização precisava entregar muito mais do que em circunstâncias normais. Infelizmente, nem todos estavam preparados para esse desafio.

O fato é que todos os caminhos levam ao seu site. Um site lento ou desorganizado não é mais uma opção. Agora, você precisa priorizar a experiência do usuário, a velocidade do site e a otimização para dispositivos móveis para acompanhar seus concorrentes, até por conta das Core Web Vitals. Caso contrário, seus visitantes simplesmente irão para outro lugar.

Por isso pense em uma auditoria abrangente do site que examine:

Alertas técnicos e de rastreamento;
Autoridade de domínio;
Ranking de palavras-chave e tráfego;
Experiência do usuário e arquitetura da informação;
Experiência móvel e pontuação de velocidade;
Experiência de conversão online.

Links quebrados e conteúdo redundante são muito comuns. Limpar esses dois problemas básicos por si só pode ajudar a melhorar a experiência do site.

3- Trabalhe com vídeo e/ou transmissões ao vivo

Não tenha dúvida de que seu público gosta de assistir a vídeos: quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo do que ler um texto.

Embora o vídeo ao vivo seja o modelo mais atrativo para gerar engajamento com a marca em tempo real, você precisa ter um plano claro e uma estratégia sólida para definir KPIs mensuráveis ​​se quiser ter sucesso.

Com essa tendência de transmissão de vídeo mudando rapidamente de uma novidade para fazer marketing para algo que já se tornou padrão no mercado, uma dica importante a seguir é: quanto mais cedo você colocar uma estratégia em prática, melhor.

Lembre-se que a tecnologia permite que até mesmo equipes menores consigam criar vídeos simples mas de alto impacto. Acrescente a isso o conhecimento de uma agência ou profissionais que já possuem experiência que logo sua marca terá conquistado novas audiências.

Quando e quanto de investimento em marketing você deve fazer?

A resposta mais direta é que nenhuma empresa pode parar de investir em ações de marketing, principalmente nas ações digitais. Até aqui deve ter ficado claro que o mercado entrou na era digital, isso significa que a necessidade em estar no ambiente online é ainda maior.

Aqui você já precisa saber de uma coisa: resultados não são sinônimos de gastar muito, embora, algumas vezes podem estar relacionados.

A comunicação direta e imediata com clientes e parceiros permite resultados instantaneamente acessíveis. Tudo também ocorre no mesmo lugar: assim como sua marca, o consumidor e a mídia em que você anuncia estão todos online. Isso permite que você analise todo o processo e todos eles simultaneamente.

Para que tudo isso aconteça, ao pensar em quanto investimento de marketing fazer, é importante considerar como solução contar com um time de especialistas para executar um planejamento completo. Claro que não é fácil montar uma equipe de uma hora para outra, e muitas vezes pode nem trazer o rápido crescimento esperado.

Por onde começar?

Vale olhar para empresas de outsourcing de marketing: o marketing terceirizado é exatamente terceirizar sua atividade de marketing para uma organização parceira que vai liderar as ações de crescimento. Uma equipe de marketing terceirizada pode ser usada além de uma equipe interna ou pode substituir totalmente uma equipe.

Hoje esse papel é cumprido pelas agências de Marketing Digital. Elas são capazes de colocar tudo que vimos até aqui em prática, como um trabalho de parceria junto da sua organização.

Se você trabalhar com o tipo certo de agência, o marketing não vai te custar dinheiro a longo prazo: vai te trazer retorno financeiro. Como nos exemplos acima, você precisa desembolsar seu investimento sim nos estágios iniciais, mas provavelmente verá um grande retorno desse investimento a cada momento.

Para acertar nesse investimento em marketing, nada melhor do que fazer um planejamento completo, que vai alavancar seus resultados de forma concreta. Então nossa dica não poderia ser outra: confira agora os 10 passos para estruturar um planejamento transformador de marketing digital! Receba dicas objetivas e claras para construir uma estratégia de alta performance.

 

Youssef Abrahão

Especialista em Marketing Digital | CEO na Agência MWK | Estrategista de Negócios Digitais. Mais de + de 1500 consultorias e 5 mil alunos treinados.

Iniciar conversa
Fale agora com um especialista!
Olá! Como podemos lhe ajudar?