Comunicação interna: on-line e off-line
A comunicação interna com os colaboradores é vital para o sucesso de qualquer organização.
Não existe negócio, meta, resultado se não for através das pessoas e sem uma comunicação eficaz e frequente, nenhuma equipe consegue se entender e fazer o melhor de si no local de trabalho. Não existe negócio sem comunicação!
Diante disso, a comunicação interna atualmente se estende tanto aos canais on-line quanto off-line. Conversas presenciais são valiosas. Mesmo com toda a tecnologia do universo digital, as conversas face a face aproximam as pessoas para dar e receber feedbacks e alinhar as expectativas do trabalho a ser realizado.
No ambiente digital, ferramentas como mensagens eletrônicas, Apps, os tradicionais e-mails, as intranets e as variadas opções de redes sociais corporativas permitem uma disseminação rápida e abrangente de informações. Contudo, informar não é comunicar.
Informar não é comunicar.
Entrega de dados, de informações não é comunicação. Cada vez mais, a comunicação precisa ser de “mão dupla” permitindo maior interação. O diálogo interno é portanto, a base para uma maior integração de times de trabalho, entre lideranças e equipes e entre líderes. Isso não só facilita a transparência, mas também promove uma cultura de inclusão em que todos os colaboradores sentem-se informados e fazendo parte do processo, dentro de suas expertises e suas responsabilidades.
A comunicação off-line continua a ser um pilar essencial, especialmente em contextos onde a interação humana direta ainda é valorizada. Reuniões presenciais e a divulgação de comunicados via boletins internos impressos e murais, banners ainda desempenham um papel complementar na mobilização, no engajamento e até na construção de relações interpessoais mais fortes.
Integrar o on-line ao off-line.
A integração de ambos os canais, on-line e off-line, garante uma abordagem mais ampla na comunicação interna. Por exemplo, notícias importantes podem ser inicialmente divulgadas por meio de um e-mail ou um anúncio na plataforma digital interna, seguido por sessões de perguntas e respostas presenciais onde os empregados podem esclarecer dúvidas e expressar preocupações. Essa possibilidade não só atende às diferentes preferências de comunicação dos empregados, mas também fortalece a retenção da mensagem e a sensação de pertencimento ao grupo, de valorização das opiniões e abertura para um diálogo mais produtivo no ambiente de trabalho.
Quando os colaboradores vivenciam uma cultura aberta ao diálogo, ganham maior segurança psicológica para atuar, dar opiniões, sugerir inovações e até mesmo expressar receios quanto aos rumos de um determinado projeto. A comunicação interna humaniza as relações entre líderes e liderados.
Uma comunicação fluída, frequente, confiável, seja ela através de meios digitais ou tradicionais, ajuda a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo. As pessoas não apenas recebem informações, mas também têm a oportunidade de fornecer feedback e participar ativamente do diálogo organizacional.
Vamos falar mais sobre como um sistema de comunicação interna pode ser trabalhado na sua empresa? Fale com a gente aqui na MWK.